Conheça algumas "Bolsas de Estudos"

Imagem: We heart it

Quem ai pretende cursar o ensino superior, entrar em uma universidade pública ou privada? Pode também ser que não tenha condições financeiras pra isto agora, mas existem alguns tipos de bolsas de estudos que auxiliam você à ter a chance de estudar o ensino superior sem ter que gastar um tostão. E na minha opinião, é muito melhor, pois ter direito à uma educação de qualidade sem ter que pagar nada por isto, é justo pelo país que vivemos. 

Vamos conhecer melhor os programas abaixo e darei minha opinião sobre cada um deles:

Bolsa Universidade Escola da Família:

Este programa oferece bolsas de estudos para pessoas que já estão matriculadas em um curso superior de graduação/bacharelado em uma universidade privada e que está prestes à iniciar as aulas.
O bolsista deste tipo de programa, realiza atividades no fim de semana em uma escola que tenha o programa "Escola da Família", cumprindo somente uma carga horária de 8hs (seja no Sábado ou no Domingo).
Não paga rematrícula na faculdade após ter adquirido a bolsa, e nem os famosos boletos mensais do curso. Trocando apenas 8hs de um dos dias do seu fim de semana à se dedicar ao programa em uma escola.

Opinião - PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS: O único lado ruim é que, pra quem trabalha durante a semana, estuda e ainda quer ter um fim de semana inteiro pra relaxar, sair, ou botar os afazeres em ordem, é que acaba desgastando um pouco fisicamente participar deste programa. Porém, pense pelo lado bom: será apenas um dia do seu fim de semana -você  terá outro dia livre- já que o fim de semana é composto por dois dias. E a melhor parte: você não terá com despesas com boletos de mensalidade e rematrículas.

Saiba mais sobre o regulamento da bolsa . Clique aqui! E após ter lido o regulamento, e tiver vontade de ganhar este tipo de bolsa como auxílio do seus estudos,clique aqui para participar. Mas observe que há um período para se inscrever e se candidatar.
(Eu participo deste programa. Sou a 1º garota sentada na mesa da esquerda pra direita. E lá realizamos eventos,atividades..)

ProUni -Programa Universidade:
Criado em 2004 pelo Governo Federal, é um programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudos integrais (bolsa inteira) e parciais 50% (ou seja,apenas metade da bolsa ), em cursos de graduação e formação específica.
Para concorrer a uma bolsa neste programa, é necessário ter participado da última edição recente do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), e ter obtido no mínimo 450 pontos no exame,nota acima de "0" na redação.

Quem quiser se inscrever no programa,deverá aguardar as inscrições serem abertas,entrar com o número do ENEM e sua senha.
(Eu na exposição da Microsoft Windows 8 na Universidade Nove de Julho)

Na minha humilde opinião,é o sonho de qualquer um poder concorrer a uma bolsa integral totalmente gratuita em uma universidade boa e com o curso que você pretende estudar. E ainda por cima,isso ser mérito totalmente seu. Pois valerá do seu esforço no exame do ENEM para conseguir a bolsa que almeja.

FIES (Fundo de Financiamento Estudantil):

Pra quem ainda sim, quiser pagar os estudos,e no momento não tem condições de bancar os estudos, você pode optar por este programa. Que financia os seus estudos,e somente depois de 18 meses após concluído,ter se formado no curso de superior,ai então começa a pagar.
 E também,você pode pagar as mensalidades às vezes,muito menos do que geralmente se cobra pelo valor.

Este programa é mais pra quem pretende pagar seus estudos e que não pode no momento. Então, usa do financiamento que este programa oferece. 

Há também os famosos "Vestibulares" das faculdades e universidades,onde você terá que se preparar bem para poder fazer esta prova interna e concorrer à bolsas de estudos dentro da própria faculdade/universidade.

11 comentários:

  1. Que legal!
    Adorei as dicas, não conhecia essas bolsas!

    Bjs
    www.garotadebotas.com

    ResponderExcluir
  2. Que lega! Acho que já devo começar a me preocupar com isso! <333
    Amei o post!
    Beijos e fique com Deus!
    Batom de Framboesa
    Post novo ^

    ResponderExcluir
  3. Nossa, ainda vai demorar muito pra mim fazer faculdade, mas já ando pensando no assunto..
    Amei o blog, seguindo!!
    http://myheartsastereo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito legal você abordar esse tipo de assunto , não é comum em alguns blogs , gostei bastante .

    Beijos .

    http://esquematizadaaos15.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post. Deve ser muito bom conseguir alguma dessas!
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
  6. O Fies não compensa,mas ajuda muito!!
    Eu tenho e sou estagiaria, recebo 700,00 só a minha mensalidade é 534,00 pagando até o dia 10. Depois desse dia passa pra 740,00 e eu não tenho como pagar então acaba ajudando muito :)

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas!
    Beijos.♥

    http://garotaon-top.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. muito bacana esse post com as dicas! com certeza mt valias e sempre estar estudando e se especializando é mt bom
    bom final de semana flor :*

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
  9. Super interessante seu post

    http://coisitasfeminass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que legal. Amei esse post. ♥

    Visite-nos! Beijos. <3

    ResponderExcluir
  11. Muito legal o post, tem gente que não conhece as possibilidades, né...

    Beijos,
    Blog Dress

    ResponderExcluir

Olá! Sejam Bem-vindos (as)!

Os comentários do blog serão sempre moderados e também lidos. Caso haja um comentário ofensivo ou spam deletarei imediatamente.

"É VEDADO O ANONIMATO" (CF - ART 5º, INCISO IV), SE IDENTIFIQUE.

Se você é blogueiro(a) deixe o link do seu blog para retribuição.

VOLTE SEMPRE! ♥ www.blogmeianoitebr.com
Siga-nos no twitter: @meianoitebr (retribuimos)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...